domingo, 20 de novembro de 2011

Nossa pele e seus probleminhas: Ceratose

Existem vários tipos de ceratose, entre eles:
· Folicular ou pilar
As famosas bolotinhas que aparecem no braço, no bumbum e atrás das coxas e incomodam tanto...
É uma manifestação comum, que ocorre devido à alteração da última camada da pele, que forma “rolhas” nas aberturas dos folículos pilosos. Geralmente, surge na infância e há uma tendência familiar. A causa é genética, mas hábitos como usar roupas justas podem agravar o quadro. Pode estar associada a quadros de atopia.

As áreas mais frequentemente acometidas são, em primeiro lugar, a parte externa dos braços e, depois, das coxas. A doença se manifesta pela formação de “bolinhas” endurecidas nas aberturas dos poros, que deixam a pele áspera. As “rolhas” causam a retenção da secreção sebácea podendo formar lesões semelhantes a espinhas que, algumas vezes, podem inflamar e deixar manchas escuras residuais.
· Actínica ou solar

As ceratoses actínicas são lesões que surgem nas áreas da pele continuamente expostas ao sol e é resultado do efeito acumulativo da radiação ultra-violeta do sol sobre a pele durante toda a vida. As pessoas de pele clara e idade avançada são mais afetadas. A doença não é, entretanto, privilégio de idosos, aparecendo também em pessoas de meia idade que se expuseram de forma intensa e repetida ao sol.

As ceratoses solares estão incluídas entre as dermatoses pré-malignas pois podem, eventualmente, se transformar em um câncer da pele.

As lesões aparecem principalmente na face, couro cabeludo (homens calvos) e dorso dos braços e das mãos. Podem ter vários aspectos: avermelhadas e descamativas, manchas de cor escura discretamente elevadas e rugosas ou lesões ásperas, bastante elevadas e endurecidas.
· Seborréica
A ceratose seborréica é um tumor benigno da pele. Aparece principalmente a partir da meia idade sendo bastante frequente em pessoas idosas. A formação das lesões deve-se a uma tendência genética.

As lesões aparecem principalmente na face e no tronco. São arredondadas ou ovalares, de coloração marrom ou negra. Inicialmente planas, tornam-se elevadas e podem adquirir grande dimensão. Sua superfície é irregular e sua consistência é mole e friável (alguns pedaços da lesão soltam-se com facilidade), de aspecto verrucoso. O número de lesões pode variar de poucas a centenas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...